A luta livre é uma modalidade olímpica. Juntamente com a luta greco-romana, representa o wrestling amador nos Jogos Olímpicos.
A Luta Livre é disputada oficialmente desde 1904, em Saint-Louis (EUA). Ao contrário da luta greco-romana, que foi a primeira a fazer parte do programa olímpico, os lutadores também podem usar as pernas e segurar os adversários acima ou abaixo da cintura. São basicamente estas as diferenças entre os dois tipos de luta.
O tapete (ou tatame) tem 12 metros de largura por 12 de comprimento, mas a luta ocorre numa área de 7 metros de largura por 7 metros comprimento. Os pontos são ganhos de acordo com cada golpe dado ao lutador adversário.
Os "golpes baixos" (pisar o pé, segurar o pescoço do adversário, dar cotoveladas, joelhadas, puxar o cabelo, pele, orelhas, genitais ou roupa do oponente) são punidos com perda de pontos.
A luta é travada em 3 "rounds" de três minutos com um intervalo de 30 segundos entre os dois. Vence quem alcançar mais pontos no final dos dois "rounds". Além da vitória por pontos, os lutadores podem terminar a luta se conseguirem levar os ombros do adversário ao chão por 10 segundos.
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário